Perguntas Frequentes

Perguntas frequentes

1 - De que são feitas as telhas Telhas Telite?

As telhas Telhas Telite são fabricadas a partir de chapa de PEAD modificado/acrilato em camadas duplas. A base interna é de PEAD, especialmente desenvolvido para ser utilizado em coberturas (composto de PEAD + modificador de impacto). Já a camada externa é de acrilato, que dá proteção UV às telhas. Somada a esses componentes, a Telhas Telite ainda apresenta uma espécie de trama de borracha interna que confere ao produto final resistência e, ao mesmo tempo, flexibilidade.

2 - Como cortar as telhas Telhas Telite?

Havendo necessidade de cortar as telhas Telhas Telite ou suas peças complementares, use serra elétrica, serrote, arco de serra ou uma serra tico-tico.

3 - As telhas Telite perdem facilmente a cor com a ação do sol?

Não. A camada externa das telhas Telhas Telite foi desenvolvida com proteção contra raios UV e possui fixadores de cor. A tecnologia desenvolvida pela Telhas Telite confere ao produto final vida longa e estabilidade de cor por mais tempo do que as telhas convencionais.

4 - As telhas ressecam ou quebram com o passar do tempo?

A tecnologia Telhas Telite confere flexibilidade, permitindo exposição às intempéries sem ressecamento ou quebra por longos anos, muito acima das telhas convencionais.

5 - Por serem de PEAD, não há muito barulho em momento de forte chuva?

Pelo contrário. O PEAD contribui para o amortecimento e impede a transmissão do som em sua totalidade

6 - Como limpar as telhas Telhas Telite?

Caso haja necessidade ao longo dos anos, a limpeza é simples: apenas água e sabão neutro são necessários para realizar a limpeza. É importante lembrar que sobre telhados de qualquer tipo deve-se sempre tomar todas as precauções para evitar escorregões ou quedas.

7 - As telhas Telhas Telite podem ser pintadas?

Caso tenha interesse em modificá-las, o proprietário pode fazer a pintura com tinta Epóxi apropriada.

8 - Durante a colocação do telhado, foi feito um furo no local errado. Como tampá-lo?

Para tampar, sugerimos silicone colorido para coberturas. Ainda, é necessário fazer a manutenção do silicone anualmente ou conforme necessidade.

9 - Devido à impermeabilidade da telha, pode ocorrer, em regiões de muita umidade, condensação na área interna?

Sim, por causa da diferença de temperatura entre a telha e o ambiente.

10 - Por serem leves, as telhas Telhas Telite não tendem a “voar” em caso de vento forte?

Como qualquer tipo de cobertura, a ação de ventos fortes pode, sim, arrancar as peças. Porém, isso é evitado com a fixação correta das telhas. A Telhas Telite oferece kits próprios para fixação que aliviam tensões que podem aparecer em vendavais, evitando assim o arrasto das telhas. Deve-se ainda seguir as orientações de instalação e espaçamento entre apoios, contidas neste manual.

11 - Pode-se andar sobre os telhados feitos com Telhas Telite?

Sim. As telhas de PEAD Telhas Telite suportam carga vertical de até 1,2 kN, o que representa o peso de uma pessoa de em média 120 kg. Elas apresentam flexibilidade frente às deformações, a exemplo de outros tipos de peças plásticas. Porém, o material da Telhas Telite é um dos poucos plásticos que têm “memória”. Após parcialmente deformado, com a carga retirada ele volta ao formato original. Portanto, é possível andar sobre o telhado, mas deve-se seguir as orientações de segurança durante essa circulação.

12 - As telhas Telhas Telite empenam com o tempo?

Desde que os espaçamentos entre apoios sejam obedecidos, não. Produzidas com PEAD (composto de PEAD + modificador de impacto), as telhas Telhas Telite apresentam, ao mesmo tempo, resistência e flexibilidade.

13 - Qual é a melhor maneira de armazenar e transportar as telhas Telhas Telite até sua instalação?

Procure colocá-las em um local plano, não ultrapassando 50 unidades em cada pilha. Para garantir a beleza do seu telhado, transporte-as com cuidado para evitar riscos e danos.

14 - Podem ser utilizadas em granjas e locais de criação de animais, onde o ambiente interno deve permanecer refrescado?

As telhas Telhas Telite possuem bom desempenho para conforto térmico, comparadas, por exemplo, às telhas de fibrocimento ou zinco.

15 - É necessária a instalação de uma “manta térmica” sob as telhas?

As telhas de PEAD Telhas Telite não oferecem isolamento térmico total. Se o projeto criado exige isolamento total, é sim necessário utilizar manta térmica, assim como tomar outras providências para tal. Dessa maneira, o uso das telhas de PEAD será uma das ações direcionadas para a execução do projeto, e não somente a solução final.

16 - As telhas são porosas? A exemplo das outras coberturas, elas deixarão “passar” um pouco de umidade devido à porosidade?

As telhas Telhas Telite são feitas de PEAD. Não são porosas nem deixam passar nenhum tipo de umidade, pois são impermeáveis e estanques. Porém, em épocas mais frias, pode acontecer, em ambientes de varanda, o chamado “orvalhamento” na face interna das telhas devido à diferença de temperaturas.

17 - É necessário mão de obra especializada para a instalação da telha?

A instalação das telhasTelhas Telite é simples e acontece com as mesmas regras básicas que as demais. Não é necessário mão de obra especializada para telhas de PEAD, desde que sejam seguidas as orientações de montagem deste manual. Suas vantagens vão além das necessidades do uso final da cobertura e facilitam o trabalho de quem vai instalar: são fáceis de montar, muito mais leves e práticas.

18 - É possível substituir peças de um telhado de fibrocimento por telhas de PEAD?

Não. Além de ter espaçamento entre apoios diferenciado das demais coberturas, o perfil das telhas de PEAD não permite encaixe perfeito com outro material. Além disso, com esse tipo de reposição, o cliente perde o direito à garantia técnica do uso das telhas Telhas Telite.

19 - As telhas de PEAD já são usadas em outros países?

Sim. O uso do PEAD para coberturas já acontece na Ásia e Europa, mas é inédito no Brasil, com o pioneirismo das telhas Telhas Telite.

20 - Existe padronização das telhas?

Para proporcionar uma concorrência saudável e justa no mercado e garantir segurança para o consumidor de telhas de PEAD, os perfis e cores são padronizados e os fornecedores do ciclo de produção são auditados pela Associação Brasileira das Indústrias de Telhas Plásticas (Abitelha). Existe ainda uma diretriz técnica, a Sinat, que, depois de realizar testes de comprovação, orienta a conduta de comportamento técnico dos produtos para a segurança dos consumidores e fabricantes.

rodape_1
rodape_2
rodape_3
rodape_4